7.6.12

Tea Party 1

Para clarear as recentes atuações do Tea Party é preciso saber observar de forma imparcial suas características e fundamentos.



Sua origem

O movimento Tea Party (em inglês: Tea Party movement, às vezes traduzido como Partido do Chá) é um movimento social e político-populista, conservador, de ultradireita, surgido nos Estados Unidos em 2009 através de uma série de protestos
coordenados tanto no nível local como nacional. Os protestos foram, parcialmente, em resposta a diversas leis federais, como o Plano de resgate econômico de 2008, a Lei de Recuperação e Reivestimento dos Estados Unidos de 2009 e as leis de reforma do sistema de saúde do país. O movimento defende uma política fiscal conservadora e o originalismo, isto é, a interpretação do texto constitucional segundo o seu significado à época em que foi adotado.



Sua definição


O Tea Party não é um partido político, mas um movimento popular de protestos contra o atual governo, mas isso não quer dizer que oficialmente não apresenta candidatos e seu nome não apareceu em nenhuma cédula eleitoral.
O nome de "Tea Party" é uma referência ao Boston Tea Party de 1773 (Festa do Chá de Boston), ou o Manifesto do Chá de Boston, uma ação direta dos colonos americanos de Boston, contra o governo britânico e a Companhia das Índias Ocidentais, que detinha o monopólio do chá que entrava nas colônias. No porto de Boston, um grupo de colonos abordou os navios carregados de chá e atirou a carga às águas, em protesto contra o monopólio e o imposto sobre o chá, que consideravam abusivo.







As críticas ao governo Obama

A maior parte das críticas ao governo de Obama são relacionadas a sua nova postura em relação aos investimentos sociais sendo inclusive considerada uma posição socialista ou ditatorial.
-Formação de um sistema público nos EUA – Sim, isso realmente não existe por lá!!!
- Aumento de impostos para os ricos
- Diminuição de impostos para os pobres
- Facilidades de legalização para imigrantes
- Estímulos ao turismo
- formação de ZEE´s (até então não há uma propriamente dita)

No caso das críticas a Reforma da Saúde proposta por Obama o Tea Party e outros conservadores republicanos argumentam que um seguro de saúde público levaria as empresas privadas à falência. Na verdade, isto forçaria as empresas privadas a fornecerem serviços diferenciados, aumentar a eficiência, e promover uma compatibilização entre o valor cobrado e a qualidade dos serviços. É improvável que a maior parte dos atuais segurados abandonasse o sistema privado para utilizar o sistema público. Outro aspecto que os críticos enfatizam é que irá diminuir o volume de recursos disponíveis para o Medicare, que atende idosos e deficientes.

“Não nos esqueçamos nunca: milhões de americanos que trabalham duro e conforme as regras todos os dias merecem um governo e um sistema financeiro que façam o mesmo. É hora de aplicar as mesmas regras de cima para baixo: não aos resgates, não às benesses, não aos subterfúgios. Uma América construída para durar insiste na responsabilidade de todos.” – discurso de Barack Obama

Fontes:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5308296-EI8141,00-Estudo+nos+EUA+revela+caracteristicas+culturais+do+Tea+Party.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5308296-EI8141,00-Estudo+nos+EUA+revela+caracteristicas+culturais+do+Tea+Party.html
http://sociologiak.blogspot.com.br/2011/09/movimento-conservador-tea-party.html
http://www.midiasemmascara.org/artigos/internacional/estados-unidos/10804-entendendo-o-tea-party.html
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,movimento-conservador-dos-eua-faz-1-convencao-nacional,506523,0.htm
http://revistapittacos.org/2012/04/17/o-adversario-de-obama-mitt-romney/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens ofensivas ou consideradas inapropriadas serão excluídas.