Aziz Ab´Saber - principais teorias
Algumas teorias devem ser esclarecidas por estarem presentes em alguns exercícios de vestibulares e por isso têm mais chances de cair este ano...
Teoria dos Refúgios Centrais
A Teoria dos Refúgios Centrais explica a grande biodiversidade existente em alguns biomas. Ela classifica algumas regiões como Refúgios de espécies, pois estas espécies são atraídas pelas condições favoráveis destes refúgios como berçários apropriados para sua reprodução, tornado essas regiões Centrais em relação as áreas em torno.
No caso da amazônia a formação de Refúgios Centrais (um deles é Belo Monte) teria acontecido na era cenozóica (no período quaternário) caracterizada por instabilidades climáticas (seco e frio). De acordo com a teoria, a Floresta Amazônica foi fragmentada formando pequenos depósitos em áreas de maior pluviosidade (quantidade de chuvas), intercalados por um tipo de vegetação de cerrado (de clima árido). Por ser dividida em pequenos refúgios de diferentes vegetações e clima, houve alta concentração de processos evolutivos gerando espécies diferenciadas e específicas.
Domínios Morfo-climáticos
Trata-se de uma classificação fitogeográfica, ou seja, leva em consideração as principais características da vegetação, relevo e clima formando domínios. Assim, dizemos que no domínio amazônico (por exemplo) as características de vegetação, clima e relevo dominantes são o amazônico, não que não haja nenhum ponto diferenciado, mas é o principal.
Dessa maneira, podemos
reconhecer, no Brasil, a existência de seis grandes paisagens naturais: Domínio
Amazônico, Domínio das Caatingas, Domínio dos Cerrados, Domínio dos Mares de
Morros, Domínio das Araucárias e Domínio das Pradarias.
Observe que no mapa são apresentadas áreas de transição entre um domínio e outro, isso porque as características (principalmente) de clima e vegetação não desaparecem repentinamente, mas entranham-se entre as características da vegetação vizinha apresentando
elementos típicos de dois ou mais deles (Pantanal, Agreste, Cocais, etc.).
A Professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens ofensivas ou consideradas inapropriadas serão excluídas.