6.10.13

Egito News

Confrontos deixam mortos e feridos no Egito

Islamitas protestavam contra derrubada do presidente Morsi.
Há pelo menos 15 mortos e 80 feridos, segundo a TV estatal.

Manifestantes pró e contra a Irmandade Muçulmana se enfrentam neste domingo (6) nas ruas do Cairo (Foto: AFP)
Manifestantes pró e contra a Irmandade Muçulmana se enfrentam neste domingo (6) nas ruas do Cairo (Foto: AFP)

Pelo menos 15 pessoas morreram neste domingo (6) no Egito em confrontos entre partidários do presidente islamita deposto Mohamed Morsi, de um lado, e os anti-Morsi e as forças de segurança, segundo a TV estatal. Há 80 feridos.
Milhares de islamitas marcharam pelas ruas do Cairo rumo à Praça Tahrir, onde partidários das Forças Armadas reuniram-se para celebrar o aniversário de um ataque às forças israelenses em 1973.
Autoridades egípcias alertaram no sábado que qualquer um que protestasse contra as Forças Armadas poderia ser visto como um agente de forças estrangeiras.

A Irmandade Muçulmana, que foi banida pela Justiça, tem feito protestos seguidas vezes contra as Forças Armadas, depois da derrubada de Morsi, ocorrida em 3 de julho.
Neste domingo, a tevê estatal mostrou imagens ao vivo de multidões na Praça Tahrir e da cidade de Alexandria carregando fotos do chefe militar, general Abdel Fatah el-Sisi, e bandeiras do país.
Segundo testemunhas, forças de segurança dispersaram manifestantes pró-Irmandade em Alexandria com gás lacrimogênio.
A Irmandade acusa os militares de liderarem um golpe e sabotarem a democracia egípcia com a remoção de Morsi, o primeiro presidente eleito livremente no país, preso após ser derrubado da Presidência.
No dia 14 de agosto, autoridades egípcias atacaram dois acampamentos pró-Morsi no Cairo, deixando centenas de mortos, para depois declarar Estado de emergência e impor um toque de recolher.
Autoridades egípcias reforçaram a segurança no país após confrontos terem deixado ao menos quatro mortos na sexta-feira, quando partidários de Morsi realizavam as demonstrações mais intensas desde que seus acampamentos foram arrasados.

Fonte: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2013/10/protestos-pro-irmandade-muculmana-tem-uma-morte-no-egito.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens ofensivas ou consideradas inapropriadas serão excluídas.