Todo homem é um geógrafo em potencial, continuamente questionando a natureza dos fenômenos físicos e ideológicos que o cercam. Não lhe basta viver, mas é o desejo de compreensão do mundo e de si que o faz realizado. Saber interligar conhecimentos faz com que o pensar seja mais completo; o saber ultrapassa os limites de simples definições. Façamos daqui, o hábitat do saber...
5.2.13
República Federativa do Brasil
O Brasão Nacional ou Armas Nacionais é um símbolo que no centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O símbolo cruzeiro do sul está no centro sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição “República Federativa do Brasil”. Em outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e “de 1889″ (esquerda). Este símbolo representa a glória, a honra e a nobreza do Brasil. Ele deve ser usado obrigatoriamente nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e em quartéis militares e policiais e em papéis oficiais como publicações, convites e etc.
A bandeira Nacional é um dos símbolos brasileiros mais conhecidos, pois é ela que representa nosso país. Foi fundada em 19 de novembro de 1889, depois de 4 (quarto) dias que aconteceu a Proclamação da República.
Após a República, os significados de cada cor e forma, foram re-interpretados popularmente com o verde representando as florestas, o amarelo, os minérios, e o azul, o céu. As estrelas, que representam os Estados federativos e o Distrito Federal, e a faixa branca estão de acordo, respectivamente, com os astros do céu carioca na manhã de 15 de novembro de 1889, às 8h30 (doze horas siderais), e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens ofensivas ou consideradas inapropriadas serão excluídas.